12 outubro 2008

CELULITE

Cientificamente conhecida como Hidrolipodistrofia, a celulite pode ser considerada um distúrbio de grande incidência em mulheres, independente de idade, peso ou estrutura física. Ela se configura com alterações do relevo cutâneo, nas regiões da cintura, coxa e abdome, dando um aspecto de “casca de laranja” com saliências e deformações. Pode ser definida também, como uma alteração na hipoderme com a presença de edema e alteração na função venosa e linfática. Sabe-se que um programa de alimentação adequada poderá contribuir para o sucesso do combate à celulite. Em geral 70 % dos casos tem origem hormonal e disfunções vasculares, e  30% são resultados de erros alimentares, vida sedentária, stress, além de fatores genéticos e hereditários.
A conduta:
Exercício físico aeróbico orientado; Nutrição adequada. Para isso você deve seguir alguns passos básicos: Para diminuir o acúmulo do tecido adiposo: Seguir uma dieta balanceada, dando preferência aos cereais integrais, frutas, carnes brancas.

Para reduzir a permeabilidade capilar: ingestão de bioflavonóides através de frutas e hortaliças cruas, assim como cebola (rica em rutina) e subprodutos da soja irão contribuir fundamentalmente para o fortalecimento das paredes vasculares. Para diminuir a constipação: A ingestão de fibras provenientes de cereais integrais ou a adição de farelo de aveia ou arroz, todos os dias ajudam a eliminação de toxinas. A ingestão de água é imprescindível!!

Nenhum comentário: