09 dezembro 2006

MITOS SOBRE O EMAGRECIMENTO


Sauna emagrece. Não emagrece! Todo o peso perdido após uma sessão de sauna corresponde a líquidos e é prontamente recuperado com o processo de reidratação que se segue quando a pessoa sacia sua sede.



Refrigerante dietético engorda. Pelo seu sabor fortemente adocicado, muita gente duvida de que os refrigerantes dietéticos não engordam. Mas não engordam mesmo. Enquanto um copo de refrigerante não dietético contém aproximadamente 90 Kcal, os refrigerantes dietéticos, por serem adoçados artificialmente, são praticamente desprovidos de calorias (menos de 1 Kcal por copo). Os adoçantes mais utilizados são o aspartame, a sacarina e o ciclamato (ou uma combinação de 2 deles), variando conforme a marca do refrigerante.


Carboidratos engordam. Na verdade, as gorduras engordam mais. Durante muito tempo os carboidratos foram considerados os grandes vilões da obesidade. As dietas cortavam pães, arroz, feijão, batata e massas. Hoje sabe-se que o nutriente que mais engorda é a gordura. Um excesso de calorias ingerido sob a forma de carboidratos consome uma considerável quantidade de energia para ser transformado em gordura e depositado no tecido adiposo. Já as gorduras, podem ser armazenadas mediante um gasto de energia muito menor. Além disso, se valoriza cada vez mais o papel do carboidrato como estimulante da serotonina (neurotransmissor cerebral que controla o apetite). Quando se ingere uma quantidade insuficiente de carboidratos, pode haver uma queda da atividade da serotonina no cérebro e um aumento do apetite ou uma compulsão alimentar. Pacientes que seguem dietas desequilibradas por longos períodos apresentam um risco aumentado de desenvolverem transtornos do comportamento alimentar do tipo bulimia nervosa ou anorexia nervosa.

Remédio para emagrecer causa dependência. É muito comum a confusão com a palavra dependência em relação aos remédios para emagrecer. Se um paciente usa um inibidor do apetite, por exemplo, durante um determinado período e, quando interrompe o uso do medicamento volta a engordar, logo se diz que ele está dependente daquela droga. Isto não é dependência; pode ser apenas um sinal de que aquela droga estava sendo útil para o paciente naquele momento do seu tratamento, evitando que ele engordasse. Por outro lado, estes medicamentos, que também são chamados de anorexígenos, podem realmente levar a quadros de dependência, principalmente quando utilizados em altas dosagens e sem acompanhamento médico, mas seu potencial de dependência é muito inferior ao de seu ancestral químico, a anfetamina.

Exercício abdominal tira barriga. Chama-se de abdominal o tipo de exercício em que se busca trabalhar predominantemente a musculatura da parede do abdome. A prática regular de exercícios abdominais pode reduzir a circunferência do abdome, por aumentar o tônus da musculatura da parede anterior. É importante ressaltar, no entanto, que nenhum tipo de exercício pode levar à perda localizada de gordura.

Musculação engorda. Normalmente predomina o trabalho anaeróbico. Pode ser mais aeróbica, quando se prolonga a duração dos exercícios e se utilizam pesos mais leves. É um equívoco achar que a musculação engorda. Ela pode levar a um ganho de peso em massa magra, que, no transcorrer de um tratamento para emagrecer, poderia produzir a falsa impressão de que este tipo de exercício pudesse estar retardando os resultados do tratamento. Na verdade, o ganho de peso em massa muscular vai ser altamente favorável à manutenção do peso ideal, já que aumentará o gasto energético basal do organismo. O gasto calórico médio obtido através da atividade de musculação é de 400 Kcal por hora, para uma pessoa de 70 Kg.

Nenhum comentário: