09 dezembro 2006

OBESIDADE

O b e s i d a d e é uma doença que se caracteriza pelo depósito excessivo de gordura, pode ser um processo generalizado ou mais intenso em algumas partes do corpo. Uma pessoa é considerada obesa quando seu peso corporal está acima de 15% do ideal em relação a sua altura, sexo, idade e atividade.



C o n s e q u ê n c i a s


* Doenças vasculares: hipertensão arterial, risco de insuficiência cardíaca;
* Propensão a ataques cardíacos e derrames;
* Aumento do tamanho do coração devido ao esforço;
* Diabetes devido a resistência periférica à insulina;
* Hiperlipidemia: aumento do colesterol e triglicerídios no sangue;
* Gota ou elevação do ácido úrico;
* Problemas respiratórios por diminuição da capacidade de extensão pulmonar ( é freqüente o obeso ter falta de ar em pequenos esforços);
* Alterações ósseo-articulares e problemas de coluna: lesões nas articulações por sobrecarga de peso;
* Dificuldade dos movimentos corporais;
* Alterações glandulares: aumento dos pêlos nas mulheres;
* Tumores: observou-se maior incidência de câncer de mama e útero em mulheres obesas;
* Risco cirúrgico: atraso na cicatrização, pressão alta, resistência á anestesia;
* Na gravidez: toxemia ou pré-eclâmpsia, diabetes, pressão alta.
* Além disso...depressão, isolamento, dificuldade nas tarefas diárias, diminuição da estima e mais uma série de complicações!!!
Portanto, CUIDADO!!! Se vc está acima de seu peso ideal ou usual, procure um profissional especializado e tenha consciência que além da estética sua saúde corre PERIGO! Com o passar dos anos, aumenta a dificuldade de conseguir a diminuição de peso necessária. Como se isso não bastasse, a célula tem mémória, ou seja se vc está com um peso superior ao seu em 10 kg, por exemplo, e permanece com esse peso há bastante tempo, depois de seu emagrecimento terá que passar pela fase de manutenção onde deverá permanecer com o peso emagrecido por um período longo, para que seu organismo se adapte novamente.


D i c a s:

Normalmente, quem se alimenta rápido engole pedaços de comida. Quanto maior o alimento engolido, mais suco gástrico é necessário para digeri-lo. Isso causa o aumento do PH do sangue, que fica mais alcalino. A reação seguinte é a moleza e o sono. Portanto, não devemos comer trabalhando. O ideal, em vez de "beliscar", é se alimentar durante uma pausa de 15 a 20 minutos, num lugar adequado, e não em frente ao computador, você pode nem sentir o gosto da comida direito e correr o risco de comer mais do que o necessário, um problema para quem deseja emagrecer. Para não se render quando bater a vontade de comer guloseimas, tome uma água, converse com alguém ou dê uma navegada na Internet. Se você não agüentar, tente comer o que é mais saudável. Tomar água também é muito importante. Afinal, o organismo precisa ser hidratado constantemente. Dica: ande com uma garrafinha e beba quando sentir vontade; Preste atenção á comida ao comê-la. Faça-a parecer apetitosa no prato. Tenha consciência de que o alimento está entrando em seu corpo para sustentá-lo e dar-lhe energia. Dê ao corpo o que ele precisa. Atente para suas mensagens. Está claro que se você anseia por uma comida o tempo todo, alguma coisa está errada.Se está sempre desejando comer coisas doces, descubra o por quê. É provável que não tenha se alimentado como deveria, e o corpo procura compensar a deficiência ansiando por energia rápida.

Nenhum comentário: