09 julho 2009

GORDURA TRANS

Um acréscimo regular de 2% de gordura trans, aumenta em 53% os riscos de doenças cardíacas!
Considerada pior que a gordura saturada, a gordura trans além de aumentar os níveis de LDL, diminiui os índices de HDL (colesterol bom).
O limite máximo que um indivíduo pode ingerir, sem que isso traga malefícios à saúde é de 1% das calorias totais ingeridas diariamente, por exemplo uma ingestão calórica de 2000 calorias o máximo permitido equivale a 2,2 gramas.
Exemplos e quantidades (em média) de gordura trans:
- 1 pacote md de salgadinho = 2 g gord. trans
- 1 un. gd de Donuts ou 3 un. pequenas = 4 g gord. trans
- 1 pacote md de batatas-fritas = 4 g de gord. trans
- 1 pacote 100 g de pipoca de micro = 2,5 g gord. trans
- 2 un. de biscoitos cookies = 2,5 g gord. trans

2 comentários:

ELAS disse...

Essa semana comprei pipoca de micro da marca zadville sabor chocolate. O Gabriel adora pipoca, achei que por ser de micro a pipoca seria menos calórica. Na embalagem vem uma bandeirinha escrito livre de gorduras trans. Da prá acreditar?

Resignificando disse...

Lê, olha só... eu recomendo sempre a pipoca de panela por dois motivos:

1. tu podes controlar a quantidade de gordura e sal que tu vais adicionar;

2. existe um flavorizante chamado diacetil que confere o sabor e aroma de manteiga na pipoca de micro que, se inalado continuamente, pode causar danos aos pulmões (segundo um estudo que foi feito nos EUA).

Exageros e cuidados à parte, sempre prefiro pecar pelo excesso de zelo - minha conduta é orientar que entre as duas opções a mais saudável é a de panela. De qualquer forma acredito que eventualmente a de micro poderá não causar mal algum!

* Outra observação importante, sempre olha na distribuição calórica quantidade de gorduras saturadas (não tão ruim quanto à trans, mas muito perto disso)

Beijinhos
Gisele